Blog

A importância da introdução alimentar

compartilhe

A importância da introdução alimentar

De acordo com o Ministério da Saúde a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de idade e continuar até os dois anos de idade. (a menos em condições especiais quando sugerido por um profissional da saúde). Mas tão importante como a amamentação é também a introdução alimentar.

A introdução alimentar nada mais é que a fase em que o lactente começa a ingerir alimentos que não o leite materno até que ele esteja pronto para ingerir os alimentos na mesma consistência que oferecidos pela família (o que normalmente acontece próximo as 12 meses de idade).

Esta é uma fase muito importante, pois aqui são formados hábitos alimentares que podem continuar pelo resto da vida desta pessoa que está se formando. Além disso, até o primeiro ano de idade, o lactente tem uma exposição maior em relação a contaminações devido ao preparo inadequado ou pela oferta de alimentos desaconselháveis. Por isso todo cuidado nesta fase é muito importante.

Outro importante motivo para iniciar a oferecer alimentos após os 6 meses se deve a necessidade de nutrientes específicos na dieta do bebe como ferro e zinco. Principalmente a partir dos 12 meses onde a necessidade desses nutrientes são maiores do que a quantidade oferecida pelo leite materno, podendo chegar a ser 70% a mais do que o leite oferece.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a introdução alimentar seja dada com alimentos em forma de papa ou purês para facilitar a ingestão pelo lactente. Podendo ser dada via colher, de preferência do tamanho da boca do bebe, feita de plástico ou silicone , colheres de metal não são recomendadas.

Para saber mais sobre como escolher os alimentos para o seu bebê, olha esse nosso post aqui.