Blog

Alimentos orgânicos

Saúde na IA e na mesa da família

compartilhe

Olá mamãe...

Hoje vamos começar a nossa conversa de uma forma diferente! Vamos te apresentar a definição de alimento orgânico para que assim você possa fazer algumas considerações importantes para a alimentação do seu bebê.

Alimentos orgânicos são aqueles que cultivados sem o uso de defensivos agrícolas artificiais, conservantes e transgênicos. Ou seja, são alimentos mais “puros” e de qualidade superior aos convencionais.

Depois de saber essa definição importante, partiremos para a nossa conversa principal do blog de hoje, preparada? Então vamos lá!

Por que a sua família incluindo o bebê na I.A devem consumir alimentos orgânicos?

Simples, eles são mais saudáveis, nutritivos, sabororos e ecologicamente corretos.

Bom, apesar de tudo isso ser verdade, você precisa entender alguns detalhes:

Existe um dado extremamente preocupante que afeta diretamente a qualidade de vida de todos, do vovô ao bebê. Segundo o Dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), hoje uma pessoa se expõe em média a 7 litros de veneno por ano.

E essa exposição não é nada saudável, visto que a quantidade de agrotóxicos que somos expostos aqui no Brasil é a maior do mundo, o que infere a nós a triste estatística de ter 70% dos alimentos contaminados.

Além da questão ambiental, os alimentos que majoritariamente consumimos podem causar cânceres, infertilidade, aborto, más-formações congênitas, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais.

É realmente de se assustar, não é?! É por esse motivo que consumir alimentos orgânicos é a melhor alternativa para toda a sua família. Um alimento orgânico é produzido de forma sustentável, respeitando a biodiversidade, os recursos naturais e hídricos e a saúde pública.

Mas, onde encontrar esses alimentos orgânicos para toda a sua família?

Há alguns anos, a Organis realizou uma Pesquisa de consumo de produtos orgânicos no Brasil que demonstrou que em média 62,8% dos alimentos com esse selo são encontrados no supermercado.

Além disso, espalhados por todo o nosso território existem diversas feiras agroecológicas que privilegiam os alimentos orgânicos in natura, e em alguns casos produzidos pela agricultura familiar.

No entanto, sabemos que nem sempre é possível oferecer a fruta ou verdura in natura, devido a questões como o preço dos alimentos, a disponibilidade, e também o cansaço do dia a dia.  (Sinceridade acima de tudo, não é?)

Verdade seja dita, não tem nenhum robô para conseguir dar conta de tudo sempre. Por isso, existem opções de alimentos naturais, orgânicos e acessíveis para o bebê vendidos em embalagens próprias e tipificadas. A Papapá é um desses, como você já sabe.

Quando for à feira ou ao supermercado visualize próximo ao código de barras ou na lista de ingredientes a presença do selo de organicidade. Ele é a certificação que garante mais sabor, menos agrotóxicos e a produção consciente que privilegia o bem-estar de toda a cadeia alimentar.

Já falamos aqui sobre como escolher os alimentos no supermercado, depois você pode dar uma lida. Se quiser adquirir um produto natural, saudável e orgânico para ajudar na alimentação do seu bebê, conheça toda a linha de papinhas da Papapá

Para encerrar antes que o seu bebê te solicite, observe que todas as informações evidenciam que os alimentos orgânicos são mais saudáveis, e que é preciso privilegiar o consumo consciente sem agrotóxicos.

Enquanto não houver mudança na alimentação em casa, o bebê estará suscetível a intoxicações alimentares, crescimento de mutações genéticas que podem desenvolver cânceres e atrapalhar a formação física e intelectual do bebê.

Credo, credo, só de falar tem que bater 3 vezes na madeira. Xô doença!

Então, comece a repensar em casa a respeito dos alimentos orgânicos e a sua função. Afinal, com a comida, não se brinca. (Exceto no BLW)

Nutrir com responsabilidade é privilegiar a saúde, por isso, re-pense, pense  e mude.

Semana que vem traremos novidades, então aproveite o tempo em família e preferencie vegetais e animais orgânicos. Até a próxima semana! Beijo!