Blog

Biscoito de polvilho é recomendado para bebês?

Saiba o porquê de não ser uma boa opção

compartilhe

A alimentação saudável para os bebês tange um panorama muito maior que somente os primeiros 2 anos de idade, como já falamos por aqui. Todavia, as escolhas que são feitas no prato pela família durante os primeiros 1000 dias impacta diretamente no desenvolvimento do paladar infantil.

Na pressa cotidiana, muitas famílias optam por oferecer o alimento instantâneo com o objetivo de saciar a fome rapidamente, até que haja uma melhor opção para complementar a refeição do bebê.  Nessas condições há sempre o suco de caixinha, o biscoito de polvilho e uma bolacha recheada. E qual é o problema nisso?

Especificamente, o suco de caixinha oferece pouquíssima quantidade de nutrientes e polpa, sendo apenas um composto rico em açúcares. A bolacha recheada além de conter farinhas ricas em glúten que podem causar alergias no bebê é também riquíssima em gorduras, mamãe.

Ahh então, só o biscoitinho de polvilho é uma boa opção?

Infelizmente o biscoito de polvilho não é uma boa opção se pararmos para analisar. A receita comum é composta por ovos, gordura, polvilho, sal e água. Visto de perto, alguns desses alimentos são ruins para o bebê que está em fase de desenvolvimento da palatibilidade.

O sal é um composto perigoso porque ele aumenta o risco de doenças como a hipertensão. Além disso, ele favorece uma preferência alimentar, isso quer dizer que uma vez colocado na dieta sempre será um sabor de referência buscado pelo bebê no alimento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o sal deve começar a ser utilizado, com moderação, depois dos 12 meses. Ou seja, o biscoito de polvilho, nesse sentido, devido à alta quantidade de sal não deve ser uma opção considerada para um lanche rápido. Além disso, o polvilho apesar de ser um derivado da mandioca oferece baixíssima quantidade de vitaminas e minerais. O primeiro composto é na maioria das vezes hidrogenada o que a torna nociva à saúde, e o segundo é um dos principais  causadores de alergias alimentares no bebê.

Por mais que seja tentador oferecer o biscoito de polvilho, sua fórmula tem mostrado diariamente malefícios para o desenvolvimento alimentar infantil.

É por esse motivo que nós da Papapá não utilizamos sal em nenhum dos nossos produtos e gorduras hidrogenadas.

Os palitinhos de vegetais são um ótimo substituto ao biscoito de polvilho convencional, sabe por quê?

Eles são feitos sem adição de sal ou açúcar. Isso quer dizer que na composição é encontrado apenas condimentos de origem vegetal que não comprometem a IA do seu bebê. Os palitinhos de vegetais são fontes de proteínas, não contém glúten e são assados, não fritos.

Vai viajar, ou quer uma opção saudável de lanchinho da tarde? Conte com a Papapá!

Assine a newsletter e fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

Nos vemos em breve, com mais conteúdo informativo para toda a família. Até lá!