Blog

Chupeta, por que não usá-la?

Conheça alguns riscos do acessório

20/03/2024

Maternidade

compartilhe

Manter o bebê ocupado durante o dia na realização de alguma tarefa doméstica é desafiador para qualquer mamãe ou papai. É por esse motivo e também para acalmar o bebê durante o choro, que muitas famílias fazem o uso da chupeta. Esse acessório carregado de história apesar dessa funcionalidade é um perigo para os bebês, isso porque o seu uso prolongado causa alterações bucais que comprometem a qualidade da alimentação do bebê nas fases seguintes da vida.

Outro fator a ser considerado se deve a sucção, um comportamento reflexo do bebê. Quando os pais optam por fazer o uso da chupeta essa função vital de sugar pode ser comprometida, em alguns casos.  Dito isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que o seu uso seja avaliado em prós e contras para que a família tenha um espectro de análise.

No ano de 2019 um estudoda própria SBP mostrou relações entre o uso prolongado da chupeta e os vícios como o cigarro na fase adulta, e isso é de fato muito preocupante. A polêmica ainda continua se levarmos em consideração a higienização e o armazenamento da chupeta, que muitas vezes é colocada em superfícies que corroboram para a sua contaminação.

Os riscos infelizmente não param por aí. O plástico é uma matéria-prima muito utilizada na confecção de chupetas e bicos e é potencialmente causador de problemas de saúde graves.

Então, o alerta que fazemos hoje é para que você se oriente com o pediatra para reconhecer qual é a melhor alternativa para o seu bebê. Além do mais, quaisquer práticas e acessórios que modifiquem a prática do aleitamento materno deve ser amplamente discutida afinal é ele que garante o fortalecimento dos ossos, tecidos e a nutrição para o crescimento saudável do seu filho.

Faça você mesmo a sua lista de prós e contras e priorize a saúde do seu bebê. Para te ajudar vamos deixar nesse link  um Guia desenvolvido pela SBP para o uso de chupetas em crianças amamentadas.

Se gostou deste conteúdo compartilhe com outras famílias.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Até a próxima semana!