Blog

Fibras na alimentação infantil

Conheça algumas opções que fazem a diferença

compartilhe

Fazer com que o bebê ou a criança consuma fibras pode ser um desafio e tanto na alimentação, não é mesmo?  Algumas crianças não desenvolveram esse hábito na introdução alimentar e hoje tem essa deficiência nutricional no dia a dia. Infelizmente essa é uma realidade triste, que em muitos casos pode desencadear obesidade episódios severos de diarreia, cólicas ou mesmo constipação. 

Às vezes na própria família é inexistente o hábito de consumir vegetais e alimentos ricos em fibras. Na correria é comum o uso de farinhas, açúcares ou gorduras, que infelizmente atrapalham o bom funcionamento do intestino. 

Por isso separamos um Guia prático para ajudar na introdução alimentar, de forma a ajudar na criação de hábitos alimentares saudáveis. 

Listamos abaixo também alimentos que são ricos em fibra e que vão te ajudar nesse processo. 

Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco ralado ou fresco, damasco seco, figo fresco ou seco, goiaba, kiwi, laranja com bagaço, maçã, pêssego e pera com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, tâmara, uva fresca e passa.

Vegetais: agrião, alface, abóbora, aipo, aspargo, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem.

Leguminosas: feijão branco, feijão preto, carioca, além de ervilha, lentilha, grão-de-bico, quinoa e soja em grãos.

Grãos, farelos e farinhas integrais: arroz, linhaça, aveia, cevada, milho e trigo, além dos cereais matinais, pães e biscoitos integrais (trigo, centeio e milho).

Sementes: linhaça, chia, gergelim e abóbora.

 

Contudo, se a dificuldade for fazer com que o bebê ou a criança sinta-se atraído por esses alimentos, uma dica é realizar receitas saudáveis que sejam ao mesmo tempo coloridas, diversas e nutritivas. 

A Papapá possui uma linha de papinhas orgânicas que misturam vários desses ingredientes e que muitas crianças já provaram e aprovaram. Conheça o nosso portfólio de produtos naturais, orgânicos e sem conservantes clicando aqui.

Para encerrar, gostaríamos de ressaltar que uma alimentação rica em fibras garante bem-estar na evacuação do seu bebê e também na saciedade, uma vez que regula glicose e colesterol e ajuda na manutenção da flora intestinal. 

Nós vemos na próxima semana com mais informação sobre o mundo da alimentação saudável infantil.

Até lá!