Blog

Sobre a intolerância à lactose em bebês

compartilhe

Olá mamães, papais e famílias! Hoje vamos falar sobre a intolerância à lactose em bebês.

Primeiramente, é importante deixarmos claro aqui que, a intolerância à lactose, em geral, não se caracteriza como uma alergia alimentar.

Então, a grande diferença entre a intolerância e a alergia ao leite é que o primeiro se dá pela dificuldade de ingerir o leite e, na segunda, existe uma reação alérgica à proteína do leite.

Ou seja, a intolerância à lactose é um distúrbio digestivo.

Atualmente, esse distúrbio atinge milhões de pessoas e, nos bebês, pode manifestar-se ainda que ele seja um recém-nascido.

 

Mas, como ocorre a intolerância à lactose em bebês e adultos?

Existe uma enzima denominada lactase, que é responsável por metabolizar a lactose.

Sendo assim, a lactose, de forma simples, é o açúcar do leite.

Portanto, quando a criança tem uma baixa produção desta enzima, a lactose não sofre o processo digestivo de forma correta e, quando esse carboidrato chega no intestino, provoca os sintomas que veremos logo a seguir.

 

Quais são os sintomas da intolerância à lactose?

Os principais sintomas da intolerância à lactose estão relacionados ao desconforto abdominal que pode aparecer entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão do leite.

Outros sintomas ligados a este distúrbio podem se apresentar em forma de excesso de gases, cólica, vômitos, distensão abdominal e até diarréias.

 

O que fazer se notar que o seu bebê é intolerante à lactose?

Caso você desconfie que o seu bebê é intolerante à lactose, é importante entrar em contato com o pediatra e relatar todos os episódios que te levou a esta suspeita.

O médico muito provavelmente irá te indicar alguns testes laboratoriais para confirmar o diagnóstico e, assim, sugerir o tratamento ideal.

 

Quais são os exames que atestam à intolerância à lactose?

Existem diversas formas de constatar o diagnóstico à intolerância à lactose.

O pediatra, por exemplo, poderá solicitar a realização do teste clínico, onde você deverá retirar todo e qualquer alimento que contenha lactose da alimentação do bebê por um período de mais ou menos uma semana.

Após esse período, o médico irá avaliar se houve melhora e definir o diagnóstico.

Há o teste de acidez nas fezes também, é um dos mais conhecidos e, quando a taxa de acidez constatada na amostra é muito alta, há grandes chances de ser realmente uma intolerância à lactose no bebê.

 

Existe tratamento?

Caso o diagnóstico de intolerância à lactose seja realmente constatado, existem algumas mudanças que devem ser providenciadas.

Se a criança ainda está na fase de amamentação, a mãe deve cortar todo alimento que contenha lactose.

Agora, se o bebê já tiver iniciado a introdução alimentar, os alimentos com lactose devem ser retirados diretamente da alimentação dele.

Existem muitas opções hoje no mercado sem lactose, que podem ser utilizadas para substituir os alimentos com lactose, sem deixar os demais nutrientes de lado.

A PAPAPÁ, por exemplo, lançou há pouco tempo um biscoitinho para fase da dentição do bebê, que contém zero lactose, e é uma ótima opção de lanchinho para os bebês que ainda não possuem todos os dentinhos formados.

Procure na internet, peça recomendações, explore as gôndolas do mercado, você vai se surpreender com a quantidade de produtos disponíveis para os intolerantes à lactose!