Blog

Tudo o que você precisa saber para iniciar a I.A. do seu bebê

Tudo o que os pais precisam saber para iniciar essa fase com segurança e tranquilidade.

20/03/2024

compartilhe

Uma das maiores preocupações dos pais é sobre como e quando iniciar a introdução alimentar do seu bebê. Esse é um processo muito importante e deve ser feito com muito cuidado e atenção,  pensando nisso, nós preparamos algumas dicas que vão te auxiliar neste momento que é fundamental para o seu pequeno. 

O que é a Introdução Alimentar? 

A Introdução Alimentar é o termo usado para explicar a fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar outros tipos de alimentos além do leite materno ou fórmula. Ela deve ser iniciada a partir do sexto mês de vida do bebê, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. 

Como iniciar a Introdução Alimentar? 

O início da introdução deve ser feito de forma gradual e com alimentos simples e nutritivos. É recomendável que o primeiro alimento oferecido ao bebê seja duas frutas e uma papa de legumes, e é muito importante sempre observar a reação do bebê a cada novo alimento introduzido. 

Além disso, o momento da introdução alimentar por de ser um momento de muita interação do pequeno com o alimento, então deixe ele explorar o alimento sem nenhum tipo de pressão. 

Quais os alimentos mais indicados para a Introdução Alimentar? 

O ideal é oferecer ao bebê uma alimentação variada e rica em nutrientes. Na entrevista do Dr. Rubens na Página do Drauzio Varella, é preciso unir representantes dos quatro grupos alimentares principais: hortaliças e frutas, carnes e ovos, cereais e tubérculos e grãos. “A composição de todos esses grupos é que vai permitir que a criança tenha energia, proteínas, sais minerais e as vitaminas necessárias para um crescimento adequado” 

Não é recomendado bater os alimentos no liquidificador para não deixar a comida muito fina nem misturar os grupos, para permitir que a criança experimente novas texturas, sabores e aprenda a mastigar. 

Quando introduzir outros alimentos? 

A partir do oitavo mês é preciso introduzir alimentos como ovos, peixes e glúten para criar tolerância e evitar possíveis alergias. 

Até os 2 anos de vida não é recomendado oferecer frituras, enlatados, salsicha, refrigerantes, salgadinhos e açúcar adicionado. Também não é recomendado a adição de sal nos alimentos dos bebês até 12 meses de vida. 

Como oferecer água para o bebê? 

A água para o bebê deve ser filtrada, tratada com cloro ou fervida antes de oferecer para o pequeno, esses cuidados ajudam a prevenir infecções que podem causar febre, diarréia ou vômito. 

A água deve ser oferecida em pequenas porções ao longo do dia e entre as refeições. Mas lembre-se, deve-se dar água com o bebê sentado, com a cabeça e o pescoço alinhados para evitar que ele engasgue. 

Quais os cuidados necessários durante a introdução alimentar? 

Durante a introdução alimentar é importante estar atento a alguns cuidados para garantir que o bebê esteja recebendo os nutrientes necessários e que esteja se adaptando bem aos novos alimentos. Alguns cuidados incluem: 

  • Evite sucos de fruta. Prefira as frutas in natura, que oferecem mais fibras e menos frutose
  • Mantenha o seu bebê hidratado, ofereça água
  • Utilize temperos naturais, temperos industrializados podem conter muito sódio
  • O açúcar deve ser evitado até os 2 anos de idade
  • Não adicione sal na comida do seu bebê até ele completar 1 ano de vida
  • Ofereça alimentos em horários regulares
  • Evite alimentos industrializados
  • Observe a reação do bebê a cada novo alimento

 

A Introdução Alimentar é um momento muito importante na vida do bebê e exige cuidados e atenção por parte dos pais. É fundamental seguir as orientações de um pediatra e nutricionista, e respeitar o ritmo do seu bebê, lembre-se que a alimentação saudável é um hábito que deve ser cultivado desde cedo, e que isso contribuirá para o desenvolvimento e crescimento saudável do seu bebê. 

Com carinho, paciência e dedicação, você pode tornar esse processo mais fácil e prazeroso para toda a família. Aproveite essa fase de descobertas junto do seu pequeno.