Blog

A maternidade afeta a carreira profissional da mulher?

20/03/2024

Gestantes

compartilhe

Olá, mamães e futuras mamães-maravilhas. Lembram que no artigo passado, sobre “a melhor parte da maternidade”, prometemos falar sobre como a maternidade afeta a carreira profissional da mulher?

Pois bem, como promessa é dívida, no artigo de hoje vamos tratar sobre este assunto tão importante. Mas antes, queremos que saibam como é ótimo tê-las novamente por aqui.

As mamães que nos acompanham já sabem que a maternidade é uma jornada. Desafios e descobertas fazem parte desta jornada. Por isso não podemos deixar de pensar e falar seriamente na relação entre a maternidade e a carreira profissional de cada mulher.

 

A Maternidade e os Desafios na Carreira Profissional

É mamães, nós compreendemos as inseguranças de vocês. Isso porque entendemos que a emancipação feminina trouxe uma carga extra de responsabilidade. Mesmo que se tornar mãe seja para muitas uma escolha, a pessoa mãe e a pessoa profissional é uma soma.

Logo, a resposta para a pergunta do nosso título de hoje – “A maternidade afeta a carreira profissional da mulher? – é sim. E entre os desafios desse período, que convenhamos, deveria ser simplesmente lindo e acolhedor, estão:

- O preconceito: em uma entrevista de emprego, algumas empresas ainda insistem em perguntar, para as mulheres, se elas têm os pretendem ter filhos. Isso se deve ao fato de algumas empresas não verem vantagens ter em seu quadro de funcionárias mulheres grávidas.

O que elas, as empresas veem, é o problema com a licença-maternidade. Sem contar os momentos que as futuras mamães precisaram se ausentar da rotina de trabalho para realizarem consultas e exames médicos.

- Medo da demissão: a maternidade gera esse medo em qualquer mulher. Embora as leis apoiem a mulher durante a gravidez, dando a ela estabilidade com duração de até cinco meses após o nascimento do seu mais precioso tesouro, algumas empresas demitem mulheres grávidas sem justa causa.

- Redução de responsabilidade: a maternidade faz com que muitas mulheres precisem lidar com o “achismo” de que elas não irão se dedicar ao trabalho como deveriam por estarem grávidas.
Essa crença acaba levando as empresas a reduzir a carga horária de mulheres nesse período ou mesmo reduzir a participação delas em outros projetos.

Contudo, lembrem-se, a maternidade é desafiadora e vocês são mamães-maravilhas. De vez em quando, pode ser difícil pensar que nosso pacotinho de amor possa ser visto como algo que atrapalha. E os hormônios nem sempre nos ajudam nesta fase. Mas vai dar tudo certo!

 

O que mais posso enfrentar da relação maternidade X carreira?

Sem dúvida, quando uma mulher decide se tornar mãe, o processo da maternidade vai transformar sua vida. Cada mamãe terá desafios diferentes, inclusive em sua carreira profissional.

Lutamos tanto por igualdade na esfera profissional, mas ainda há muito para ser modificado. Se por um lado muitas futuras mamães passarão pela maternidade com muita tranquilidade em sua jornada, por outro lado, muitas precisarão lidar com outros detalhes, que vão além das inseguranças relacionadas aos itens citados acima – preconceito, medo da demissão e redução de responsabilidade.

As culturas e pensamentos organizacionais ainda podem trazer traços que dão abertura para a falta de empatia, tanto de gestores quanto de colaboradores, no ambiente de trabalho. Como exemplo, comentários maldosos por conta de uma futura mamãe precisar sair mais cedo por não estar se sentindo bem.

 

Maternidade e carreira, um desafio que vale a pena!

Diante de todo este cenário, ainda vemos muitas mulheres adiando a maternidade por medo de não saberem ao certo como sua carreira profissional será afetada. Mas, se observamos com cuidados, vemos mudanças.

No que diz respeito a carreira, a jornada da maternidade tem caminhado em direção a equidade entre as mamães e os papais. Isso ainda lentamente, mas já vemos, por exemplo, pais se afastando de suas carreiras para cuidar dos bebês no lugar das mamães.

Vemos, também, pautas de leis trabalhistas em defesa da maternidade, empresas que buscam reter seus talentos femininos com políticas que beneficiam as futuras mamães. Há até um projeto que funciona como ponte entre empresa e mães em busca de recolocação no mercado de trabalho, o Contrate Uma Mãe.

Um detalhe, que não podemos deixar de lado, é a preocupação que as mamães têm com o retorno ao trabalho no que diz respeito a alimentação de seu bebê. Este é um desafio diário do ser mãe, que precisa contar com apoio. Então, lembre-se: Papapá é aliada de todas as mamães durante a maternidade.

Então, quando a correria do dia a dia apertar, é bom estar preparada, e assim poder desfrutar de mais tempo de qualidade com seu bebê. Papinhas orgânicas, 100% naturais, criadas por uma mãe para auxiliar outras mamães e trazer praticidade em diversos momentos, inclusive no retorno ao trabalho.