Blog

Doula, parteira e obstetriz: Saiba a diferença

O objetivo de todas as parteiras contemporâneas é ajudar a humanizar a gravidez e o parto

20/03/2024

Gestantes

compartilhe

Uma das escolhas mais importantes durante a gravidez é quem irá ajudá-la durante o parto. Embora a maioria das mulheres esteja familiarizada com ginecologistas e obstetras, muitas vezes não sabem a diferença entre as parteiras contemporâneas e como elas podem ajudar durante a gravidez, o parto e também o puerpério.

Confira a seguir as diferenças entre doula, parteira e obstetriz.

Doula

A doula é uma assistente de mulheres gestantes, que pode acompanhá-la durante toda a gravidezaté o puerpério (período pós-parto). O objetivo das profissionais é tornar o processo mais humanizado, em especial durante o parto, seja ele natural ou cesárea.

As doulas trazem não apenas suporte físico e emocional para as mulheres grávidas, mas também tiram dúvidas, trazem informações específicas e exercícios preparatórios para o parto.

É importante lembrar que as doulas não fazem nenhum tipo de procedimento médico ou clínico. E por isso não há a necessidade de formação superior em áreas de saúde, apenas o curso específico de doula.

As doulas além de reconhecidas também são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Parteira e obstetriz

Toda obstetriz é uma parteira, mas nem toda parteira é uma obstetriz.

Considerada a profissão mais antiga do mundo, a parteira muitas vezes é a única alternativa para mulheres com acesso limitado a hospitais como regiões rurais e comunidades afastadas. Muitas vezes as parteiras aprendem pela tradição com outras mulheres mais experientes.

Como são a única opção, em alguns casos, as parteiras podem realizar exames clínicos durante a gestação, parto e pós-parto, o acompanhamento pré-natal, além do próprio parto em si, como diz o nome da ocupação.

Além disso, a parteira também tem uma participação ativa no aconselhamento da saúde e educação da família e comunidade, não somente da mulher.

Atualmente há a formação superior em obstetrícia, em que as “parteiras” se formam através de cursos universitários e se tornam obstetrizes. Sendo esta a maior diferença entre as duas profissões.

As obstetrizes também acompanham as gestantes desde o começo da gravidez, estando presentes em consultas pré-natais e durante o parto e o pós-parto.

 

Gostou deste conteúdo? Aproveite para tirar suas dúvidas e confira nosso conteúdo sobre o puerpério.

Até a próxima!