Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o puerpério

O puerpério vai além do nascimento do bebê, sendo também uma fase de descobrimento

20/03/2024

Maternidade

compartilhe

Ao nascer um bebê, nasce junto uma mãe. Este momento é marcado por uma onda de descobertas e mudanças na rotina da mulher, por isso o apoio é essencial e importante para ela. A família e os amigos podem ajudar não só nas demandas do bebê, mas também nas da casa e da rotina social!

Mas o que é o puerpério?

Puerpério é o nome dado ao período após o parto até a recuperação do organismo da mulher e a adaptação dela à nova realidade familiar.

A duração do puerpério pode variar muito, sendo de 45 a 60 dias após o parto, mas alguns teóricos marcam o fim do período de acordo com a primeira ovulação e menstruação pós-parto (que pode demorar mais em mães que amamentam).

Algumas pessoas consideram as áreas emocionais e familiares para determinar a duração do puerpério. Entre os principais desafios da mãe neste período estão: mudanças hormonais, privação de sono, insegurança e culpa. Além de todas as diversas alterações na rotina e no corpo, há ainda a responsabilidade de cuidar de um recém-nascido.

Saiba como ter um puerpério mais tranquilo

1. Sempre que possível, cuide de sua saúde mental e descanse

Entenda que não somos perfeitas e vamos errar. Não se culpe. Tente descansar sempre que possível, um corpo e uma mente descansada é essencial para a produção de leite, assim como o psicológico.

2. Cuide da alimentação

Tente se alimentar o melhor possível, com frutas, legumes, verduras e proteínas, além de bastante água. Uma vez que tudo que você ingere vai para o leite.

3. Busque uma rede de apoio

Muitas vezes, seu parceiro, ou parceira, pode não entender o que você está passando. Por isso, busque dividir seus sentimentos com mulheres que já passaram pelo o que você está passando

4. Reserve 30 minutos do dia só para você

Esse tempinho vale para qualquer coisa, um banho demorado, um papo com as amigas, um episódio de uma série, ouvir um podcast, mas algo para você! Esse momento ajuda a minimizar o estresse da rotina. Para cuidar de um bebê, também é preciso cuidar de si mesma!

5. Não se culpe!

Não se preocupe e nem se culpe de errar, não somos perfeitas. O puerpério vai além do nascimento do bebê, sendo também uma fase de descobrimento. Com ele também nasce uma mãe e uma mulher cheia de tarefas e uma chuva de mudanças.

Contudo, após a criança crescer e o puerpério acabar, a rede de apoio não precisa terminar! Ela pode ampliar, com todos os colegas, amigos, família e educadores se ajudando em diversas maneiras.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o salário-maternidade.

Até a próxima!