20/03/2024
Uma experiência marcante e o sonho de muitas pessoas: ter um filho. No entanto, conciliar a rotina, a carreira e a maternidade, ou paternidade, pode ser uma tarefa difícil, em especial quando se leva em conta o gasto com os filhos como escola, alimentação, lazer, brinquedos e outros.
Sendo assim, em 1974 foi criado o salário maternidade, ou auxílio-maternidade. Hoje em dia, um benefício destinado a pessoa que se afasta do trabalho, devido ao nascimento do filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção de criança até 8 anos de idade.
Como solicitar?
Entre os requisitos para receber o benefício, o principal é a situação da pessoa que irá receber, uma vez que não é preciso que a segurada esteja trabalhando ao tempo do parto, desde que mantenha uma qualidade positiva na rotina.
Mulheres e pessoas microempreendedoras individuais (MEI) também têm direito ao benefício, assim como as que atuam em regime de carteira de trabalho CLT. As pessoas desempregadas precisam comprovar a manutenção da qualidade de segurado do INSS.
Você também pode solicitar o benefício pessoalmente, agendando um atendimento nas agências do serviço previdenciário, assim como realizar o processo pelo aplicativo do Meu Inss. Confira a seguir o passo a passo de como solicitar o benefício pelo app.
Baixe o aplicativo Meu INSS
Acesse o aplicativo e faça o login
Localize a opção “Benefícios”
Selecione “Auxílio-Maternidade”
Preencha os dados necessários
Anexe os documentos necessários
Envie a solicitação
Acompanhe o status do requerimento
Gostou do conteúdo? Saiba também sobre o que você precisa saber para uma gestação saudável.
Não fique de fora! Faça parte da nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo Guia para ...
Leia maisSeu pequeno já te pediu um cachorro ou um gato? Se ainda não, se prepare ...
Leia mais