Blog

Como cuidar da higiene bucal dos bebês?

Dra Larissa Fraga responde 10 perguntas pra você

20/03/2024

Maternidade

compartilhe

A introdução alimentar traz consigo uma série de novos cuidados que podem envolver toda a família. É por isso que esse processo é tão desafiador. Desde a escolha dos melhores alimentos no supermercado até o momento pós-refeição existem muitos esforços envolvidos.

Nós da Papapá pensando em contribuir com mamães e cuidadores trouxemos 10 perguntas e respostas com a odontopediatra Dra. Larissa Fraga CRO/RS 28445. Assim buscamos te ajudar a tornar o momento da higiene bucal um aprendizado positivo.

 

Dra. qual a idade correta para se iniciar a escovação em bebês?

A escovação deve iniciar logo após o nascimento do primeiro dente! A idade pode variar, conforme a individualidade de cada criança, podendo ser considerado “normal” dos 4 meses até 14 meses.

 E como cuidar da higiene bucal dos bebês na Introdução Alimentar?

Os dentinhos dos bebês devem ser escovados com escova dental de cerdas macias, cabeça pequena, arredondada e cabo ergonômico, além disso creme dental. O fio dental deve ser utilizado a partir do momento em que dois dentinhos estão lado a lado se encostando. A higiene bucal deve ser realizada pelo menos 2x ao dia.

É recomendado o uso de flúor?

Sim! O uso de creme dental com flúor (1.000 ppm) é indicado desde o nascimento do primeiro dente, na quantidade de meio grão de arroz para crianças que não sabem cuspir, e um grão de ervilha para crianças que já sabem cuspir, pelo menos 2x ao dia. O creme dental sem flúor pode ser usado para a escovação na creche, nas escovações “extras”, ou também quando a criança vai para a casa de um amigo/passeio onde os responsáveis não têm controle da quantidade utilizada.

E quanto ao fio dental?

O uso do fio dental está indicado a partir do momento em que dois dentes estão lado a lado, se tocando. O fio dental é uma ferramenta utilizada para a higiene entre os dentes, na região que a escova não chega. Em crianças, pode ser usado o fio dental convencional, ou os com forquilha de plástico que, além de ter aroma/sabor, é mais fácil de manusear pelo cuidador.

Qual é a quantidade ideal de pasta de dente?

A quantidade de pasta de dente fluoretada (1.000 ppm) indicada para bebês é o tamanho de meio grão de arroz. Quando a criança aprende a cuspir, a quantidade passa a ser o tamanho de um grão de ervilha.

Quais são os movimentos a serem feitos na hora da escovação do bebê?

A técnica de escovação pode ser adaptada, conforme a preferência do bebê e de seus responsáveis, desde que seja feita de forma sistematizada, atingindo todas as superfícies de todos os dentes presentes na cavidade bucal. O objetivo da escovação é desorganizar o biofilme (placa) formada nas superfícies dentárias.

É recomendado que ele faça sozinho a partir de qual idade?

A escovação deve ser feita por um adulto até, pelo menos, os 6 anos de idade da criança. Após esse período, é necessário que o responsável ainda observe se a higiene está sendo eficiente, pelo menos, até a criança aprender a escrever com letra emendada, que é quando a motricidade e coordenação estão melhor desenvolvidas.

Quantas vezes ao dia o bebê deve escovar os dentes?

Pelo menos 2x ao dia é o suficiente para prevenir e controlar a cárie dentária.

Quais são os principais desafios da higiene bucal infantil como um todo?

Os primeiros anos de vida da criança são marcados pela fase oral, onde o mundo é reconhecido através da boca. Por isso, a higiene bucal dos pequenos pode ser desafiadora para os responsáveis devido à resistência extremamente natural nessa idade. É importante mesmo assim continuar com o hábito, que é tão importante quanto tomar banho. O lúdico auxilia muito no processo de aceitação da escovação! Músicas, histórias, vídeos e até brinquedos são bem-vindos nesse momento. O importante é não desistir!

Quantas vezes um bebê precisa ir ao dentista?

O ideal é que a primeira consulta odontológica ocorra próximo ao nascimento do primeiro dente, para que sejam passadas todas as orientações aos responsáveis. A frequência das consultas de prevenção irá variar conforme cada criança, sendo o mais comum de 6 em 6 meses. É importante lembrar que é na consulta de prevenção que identificamos doenças bucais, como a cárie, ainda na fase inicial, e quanto mais cedo for o diagnóstico, mais tranquilo, mais barato e mais fácil será o tratamento!

 

Agradecemos imensamente a doutora Larissa que agora faz parte da nossa rede de apoio tão fundamental para o processo da maternidade. 

À você, mamãe/cuidador, até breve com mais informações para te auxiliar na Introdução Alimentar do seu bebê.

Se Inscreva na newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos Papapá.