Blog

Dicas para implementar o BLW

compartilhe

Dicas para Implementar o BLW

Um dos fundamentos do BLW - ou desmame guiado pelo bebê em Português -  de acordo com sua criadora Rapley  é respeitar o tempo do bebê. Por isso não se desespere se seu filho que já está com 8 ou 9 meses ainda não se interessar por alimentos, enquanto que o filho de sua colega já está adaptado desde que completou 6 meses. Cada bebê tem seu tempo e tudo bem com isso. Porém separamos algumas dicas que podem ajudar você a implementar o BLW. Aqui vão elas:

  • O BLW pode ser aplicado junto com a introdução alimentar. Portanto é importante que seu filho esteja pronto para essa fase. Para saber mais sobre os sinais de que seu filho esta pronto para a IA, da uma olhadinha nesse nosso post clicando aqui.
  • Varie. O BLW é sobre descobertas, portanto você pode tentar oferecer de 2 a 4 alternativas de alimentos, cortadas de formas diferentes e deixar ele escolher. Com isso você pode aprender com qual delas seu filho mais se identifica. As vezes o mesmo alimento cortado de uma forma diferente pode fazer a diferença para o seu filho se interessar ou não. Por isso importante variar. Da uma olhadinha nesse post com dicas de como oferecer alimentos clicando aqui.
  • Dé o exemplo. Procure aplicar o BLW nos momentos em que acontecem as refeições em família. Isso faz com que a criança entenda o que está acontecendo em sua volta e desperta o interesse em participar. Os hábitos dos pais são os melhores exemplos que podem ser dados aos filhos.
  • Todas as frutas e a maioria dos vegetais estão liberados (desde que seu filho não tenha alergia ou algum tipo de restrição alimentar, sempre consulte seu pediatra). Mas sempre remova partes como sementes que podem fazer seu filho engasgar, ou raspar a casca da cenoura por exemplo para dar o alimento limpo e livre de sujeiras.
  • Talvez a mais importante de todas: é muito importante que você mãe ou pai estejam seguros e tranquilos! As suas emoções e sentimentos soa transmitidas para o bebe. Então só faca o BLW se você estiver segura.

Quer saber mais sobre o BLW, suas vantagens e desvantagens? Clique aqui pra ver nosso post.