Blog

BLW: o que é, vantagens e desvantagens

compartilhe

BLW, ou baby lead weaning, significa na sua tradução livre “desmame guiado pelo bebê”.

O BLW é uma abordagem de introdução alimentar (ou alimentação complementar) desenvolvida na Inglaterra por sua idealizadora Gill Rapley.

O BLW se baseia na alimentação complementar feita com os alimentos cortados em pedaços, tiras ou bastões, de forma com que o bebê possa segura-los com as mãos sem nenhum método de adaptação da textura do alimento como amassar, triturar ou transformar em purê e sem o uso de colher.

O fundamento do BLW é encorajar os pais na habilidade que seus bebês tem de auto alimentar-se, cabendo-lhes apenas a função de escolher os alimentos e estar presente enquanto o bebê estiver comendo.

 

Aqui vão alguns pilares dessa abordagem segundo sua idealizadora:

  • O leite materno ou fórmula infantil deve continuar como parte da dieta do bebê;
  • O bebê deve estar sempre sentado quando estiver se alimentando;
  • Permitir que o lactente se suje e interaja durante as refeições;
  • Variar os alimentos oferecidos, evitando a monotonia e estimulando a descoberta;
  • Procurar sempre interagir com o bebê durante as refeições;
  • Dar o tempo necessário para a refeição, sem pressionar;

Quais as vantagens do BLW?

 

O BLW tem vários aspectos positivos, também destacados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como:

  • Pelo fato de o bebê estar interagindo diretamente com o alimento, ele está exposto não somente ao sabor do alimento mas também a sua textura e forma. Isso, de certa forma. estimula mais o lactente do que dar a comida de forma processada;
  • Ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras, pois a ideia é o bebê usar as suas próprias mãos para se alimentar (mesmo que isso implique em muita bagunça!);
  • Estimula o hábito de comer em família como um ritual e de forma natural;
  • Desenvolve a relação fome / saciedade na crianças

 

Quais os riscos e desafios do BLW?

O BLW é uma abordagem que exige paciência. Muita paciência. Pois depende um pouco do humor do bebê.

Vão acontecer momentos em que o bebê vai simplesmente jogar tudo no chão ou simplesmente não comer, por isso, pode ser muito exaustivo implementar essa abordagem de forma exclusiva.

O risco de engasgue, embora pequeno, existe e, por isso, a criança deve estar sempre acompanhada de um responsável durante a refeição.

Na verdade, os casos de engasgue em bebês acontecem com muito mais frequência na ingestão de líquidos do que sólidos, portanto, o BLW não apresenta riscos maiores do que aqueles que o bebê já está exposto.

Também existem alguns estudos que revelam que as crianças que usam somente o BLW durante a introdução alimentar, consomem menos nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12 quando comparado a crianças que tiveram abordagens mais tradicionais com alimentos em forma de purê, por exemplo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o equilíbrio, ou seja, usar o BLW como forma de estimular o relacionamento do seu bebê com a comida, que vai além do aspecto do sabor e como forma de criar bons hábitos no que se refere ao ritual da alimentação em família.

Contudo, não usá-lo de forma exclusiva pelos mesmos motivos que comentamos a cima.

Tudo bem usar alimentos na forma de purês, amassados ou triturados com colher.

Afinal, o equilíbrio é a base de tudo.