Blog

Diferenças entre leite materno, fórmula infantil e leite de vaca

20/03/2024

Gestantes

compartilhe

Diferenças entre leite materno, fórmula infantil e leite de vaca.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o leite materno deve ser dado de forma EXCLUSIVA durante os primeiros 6 meses de idade. Exclusiva quer dizer sem introdução de agua ou qualquer outro alimento na dieta do bebê. O leite materno também é a principal forma de ingestão de nutrientes até os primeiros 12 meses, ou seja, toda a alimentação de sólidos nesta fase é apenas complementar. Ainda, o leite materno ainda é recomendado até os 2 anos de idade, embora a partir do primeiro ano, os alimentos sólidos passam a assumir o papel principal na dieta do lactente.

Fórmulas Infantis

Caso a mãe por algum motivo não puder amamentar, e neste caso é importante o conselho de um pediatra, a recomendação é que se use a formula infantil. As formulas infantis são o que mais se assemelham ao leite materno se comparado a outros tipos de leites.

Leite de Vaca

O Leite de vaca só e recomendado após os primeiros 12 meses, nos casos em que a mãe não puder amamentar.  Lembrando que se a mãe está amamentando, o bebê não precisa de nenhum outro tipo de leite para sua dieta.

Leites Vegetais

Dica importante! Os leites a base de vegetais não substituem as formulas infantis, nem o leite de vaca, pois na verdade nem leite são. Isso não quer dizer que eles não possam ser consumidos após os primeiros 12 meses. A questão é que eles não oferecem o cálcio necessário para a nutrição do bebê.

Se por algum motivo o bebê não puder tomar nenhum desses tipos de leite após os primeiros 12 meses, se faz necessário um acompanhamento com um nutricionista especialista e um pediatra para adequar a nutrição do bebê de forma a garantir que ele receba todos os nutrientes que precisa para manter uma boa saúde.

 

Quer saber do impacto da dieta da mãe no leite materno? Olha nosso post aqui.