Blog

Estimular os sentidos é primordial nos 1000 dias

Conheça 5 atividades sensoriais que incentivam o bebê

compartilhe

Os primeiros mil dias são repletos de descobertas que influenciarão tanto a alimentação quanto os hábitos. Não é verdade? É por isso que muitas de vocês enfrentam dificuldades na rotina alimentar [e de vida] do bebê, porque é tudo muito novo e há muita energia  envolvida no processo. Movimentar toda essa capacidade energética é algo muito difícil e que causa cansaço a toda a família. Sejamos sinceros, né?

via GIPHY

É por isso que no blog de hoje resolvemos apresentar a você opções de brincadeiras para canalizar a energia do seu pequeno em atividades recreativas e que ao mesmo tempo ensinam. E o mais legal, é que você consegue programá-las sem gastos enormes, porque são necessários apenas objetos e alimentos que tem em casa. 

As chamadas atividades sensoriais proporcionam bem mais que alegria e diversão, elas estimulam os 5 sentidos e fortalecem a capacidade de associação e imaginação durante a introdução alimentar.  

Apresentamos a você 5 opções dessas atividades para realizar com o seu bebê em fase de desenvolvimento. Além de serem educativas, essas brincadeiras são ótimas para ajudar o bebê a se alimentar, porque ao tocar texturas diferentes o seu pequeno tem novos estímulos cognitivos, e isso contribui para despertar a curiosidade e até auxiliar na coordenação motora.  

 

  • Caixa com fitas – Em uma caixa de sua preferência coloque algumas fitas coloridas de diferentes formatos, tamanhos e cores penduradas. Ao manusear a caixa o seu bebê tem o instinto psicomotor aguçado e isso pode ajudá-lo também na linguagem.

O bom dessa brincadeira é que você pode ainda levar essa caixa para um passeio, ou para a casa dos avós. Assim o processo de brincar ficará cada vez mais natural. 

 

  • Quadro sensorial com diferentes texturas – Sob uma superfície lisa coloque pedaços de retalhos, pedaços de calças jeans, cortinas, papéis, tecidos de malha ou patchwork e tapetes cortados em diferentes formatos para que o bebê possa tocar e conhecer.

 

Essa opção é ótima até com tecidos diferentes de roupas antigas. Você pode usar aquele antigo casaco do vovô que já está até furado. Ou uma toalha de mesa que está no armário há muito tempo. Ainda, você mamãe pode pegar uma blusa antiga da academia ou um pedaço de cobertor, além de rendas, tricô ou crochê.  

 

  • Mãos sensoriais com luvas descartáveis e sementes dentro – Pegue algumas luvas descartáveis (ou balões) e coloque diferentes tipos de sementes dentro: linhaça, milho e feijão, por exemplo. Amarre e deixe o seu bebê sentir as sensações. 

 

Outra dica é acrescentar rostinhos nas luvas ou balões para que o bebê se sinta confortável ao brincar. Você pode apostar em luvas coloridas também. 

 

  • Garrafas sensoriais – Essa atividade você pode usar garrafas pets e colocar grãos, areia, água e ver como o seu bebê reage às diferenças de peso e barulho, além é claro da observação dos componentes. 

Com toda a certeza se você tiver algum pet em casa, essa brincadeira será coletiva, e isso pode aumentar ainda mais o engajamento do bebê com a atividade. Se não tem, é sempre bom pensar na proposta. 

 

  • Painel sensorial – Nessa brincadeira você pode fazer um quadro e ir colocando cordas, alimentos como feijão, macarrão, brócolis, cascas de cenoura ou abacaxi e objetos fixados nele a uma altura que o seu bebê consiga alcançar. Assim ele vai desbravar as composições e ficará entretido por horas nessa brincadeira. 

Aproveite para colocar alguns elementos da natureza como folhas, gramas, areia e terra. Assim o bebê vai se familiarizando com o ambiente e desbravando as diferentes formas de sentir. 

 

Essas atividades sensoriais auxiliam na consciência corporal, assim há maior compreensão do espaço e desenvolvimento do cérebro.

Não deixe de realizá-las em casa e contar pra gente como o bebê tem respondido.  No fundo, já sabemos que eles adoram brincar com os potes, as peneiras e até os talheres. E de formas subjetivas e inconscientes fazem conexões e aprendem. O desafio diário de toda a família e aprender a aperfeiçoar toda essa curiosidade. 

Juntos vamos aprendendo devagar e sempre, e por isso esse processo com a Papapá é mais divertido, natural e tranquilo. 

Não deixe de passar no nosso e-commerce e conferir nossa linha de alimentos que são perfeitos para a fase da Introdução alimentar. Ahh... já íamos nos esquecendo, com a  tampinha de nossas papinhas naturais é possível realizar uma brincadeira sensorial bem fofinha.  

Spoiler aqui: 

 

Tente em casa e nos marque no instagram.