Evitar o açúcar é uma das partes mais difíceis da introdução alimentar, certo? Afinal, são tantas oportunidades para oferecer o açúcar na escola, com os familiares e principalmente com os avós (que muitas vezes oferecem escondido).
Acontece que até os 2 anos está se formando o paladar dos nossos filhos e pelo menos até lá a criança não deve ser exposta ao açúcar. Isso é crucial para a saúde dela.
Se parar para pensar o que se está agregando oferecendo o açúcar? Um doce ou sorvete? Nutricionalmente falando, nada! Então qual é a necessidade? Nenhuma, pois se trata de uma caloria vazia.
O maior problema e que a ingestão do açúcar nesta fase gera uma dependência que acaba contaminando esse paladar que está se desenvolvendo e aí a criança só vai querer cada vem mais doce. Isso tudo vai aumentar as chances de diabetes, obesidade e muitas outras doenças relacionadas.
Quanto mais oferecemos, mais a criança vai preferir o doce e rejeitar os outros alimentos. E é isso o que acontece com o que chamamos de crianças seletivas, aquelas que têm mais dificuldade em aceitar novos alimentos quando já estão acostumadas com o açúcar.
Os dados mais atualizados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, 35% das crianças estavam acima do peso e 16% obesas, contra 4% em 1989. E isso vem também pela altíssima ingestão de açúcar ou alimentos açucarados numa fase muito precoce.
Por isso todo esforço para evitar o consumo do açúcar vale a pena. Afinal, é muito importante formar um paladar saudável para os nossos filhos!
Vale lembrar que todos os produtos da PAPAPÁ não contém adição de açúcar. O açúcar de nossos produtos e somente da fruta ou dos próprios ingredientes. Conheça nossos produtos clicando aqui.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo Guia para ...
Leia maisSeu pequeno já te pediu um cachorro ou um gato? Se ainda não, se prepare ...
Leia mais