Durante toda a vida as mulheres são cercadas por informações de um universo perfeito, onde o bebê nasce e a amamentação funciona de forma extremamente natural, indolor e impecável.
Essa concepção extremamente romantizada da amamentação não tem como estar mais longe da realidade, afinal, apesar de ser um processo extremamente importante, o aleitamento materno traz consigo diversos obstáculos.
Juntando os desafios da amamentação com a idealização desse universo perfeito, que não existe, muitas mamães acabam desistindo da amamentação.
Amamentar pode ser muito difícil e milhares de mães sofrem com essa dificuldade. Acredite mamãe: você é mais forte do que imagina!
Mas porque amamentar é tão difícil?
A anatomia do seio pode ser uma dificuldade na hora da mamada. O bico do seio invertido, por exemplo, é uma das principais queixas das mães.
A dor, em vários casos, se faz presente durante o processo de amamentação, seja por conta do bico rachado, seios muito cheios e “empedrados”, que podem levar a uma mastite, ou pela mamada incorreta do bebê, que é o principal fator para uma amamentação menos dolorosa.
A pressão da sucção no seio da mãe é forte, e se for feita de forma incorreta, dói muito.
Por esse motivo, estimular que o bebê abocanhe toda a aréola do seio em vez de somente o bico é de extrema importância, assim como apoiar o queixo dele durante toda a mamada, a fim de fortalecer a musculatura
Nada é pior do que ouvir comentários negativos em um momento em que se já está fragilizada.
Comentários como: “seu leite não é suficiente” ou “seu peito vai cair” ou até mesmo “Você precisa logo dar comida para esse bebê” não tem como estarem mais errados!
Ignore todas essas críticas sem fundamento algum.
O leite materno é um dos alimentos mais incríveis e nutritivos do mundo. Qualquer um, que não seja a pediatra do seu bebê ou a sua ginecologista, não tem autoridade muito menos informação alguma para ditar regras no seu processo de aleitamento materno.
Após o final da licença maternidade muitas mãemães precisam voltar a rotina de trabalho habitual, e nesse momento como é possível prosseguir com a amamentação?
As bombas de extração de leite são uma opção, mas ao contrário do que maioria propaga, também é um processo que pode muitas vezes ser doloroso.
Uma dica para facilitar esse momento é se certificar de estar utilizando um funil do tamanho correto para o seu seio. O túnel do funil deve estar bem ajustado com o mamilo, deixando espaço para que se mova para frente e para trás sem roçar na pele.
Mamãe, lembre sempre de que você não está sozinha! Milhares de outras mulheres passam diariamente pela mesma situação que você pode estar enfrentando.
Procure grupos de ajuda para o tema, especialistas em amamentação e debata o assunto com a sua ginecologista e a pediatra do bebê.
Não desanime! E lembre sempre de que você é incrível. ♥
Gostou do artigo de hoje?
Esperamos que sim! A Papapá entende, de verdade, as dificuldades que cercam o mundo da maternidade e estamos aqui para te apoiar, sempre.
Aproveite o seu momento de leitura e não deixe de conferir nosso artigo sobre o impacto da dieta da mãe no leite materno.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo Guia para ...
Leia maisSeu pequeno já te pediu um cachorro ou um gato? Se ainda não, se prepare ...
Leia mais