E seis meses de alegrias, sorrisinhos e algumas noites de choro se passaram. Então, papais, agora é hora de ficar de olho nos sintomas da dentição. Se vocês são pais de primeira viajem, não se assustem, esse é só mais um entre os muito momentos de mudança e desenvolvimento da criança.
Mas, como é bom entender melhor este momento, hoje queremos falar com vocês sobre os sintomas da dentição e ideias do que fazer, vamos lá?
Primeiramente, vamos a uma curiosidade: saiba que os dentinhos de nossos pequenos começam a se formar ainda no útero, os de leite, a partir da 6ª semana e os permanentes a partir do 5º mês de vida intrauterina.
Apesar disso, com todos os dentinhos lá, prontos para nascer, amamos aquele sorrisinho banguela, não é mesmo!? Então aproveitem, pois, por volta de 6 meses de idade aparecem os primeiros sintomas da dentição. Mas não se preocupe se demorar um pouquinho mais, pois pode acontecer de o primeiro dentinho aparecer até o oitavo mês, e é normal, ok!?
Existem alguns casos, mais raros, que são os dentinhos aparecerem antes do tempo, que seriam o chamado “dente natal”, que nasce logo após o nascimento do bebê, e o “dente neonatal”, que surgem por volta dos 2 ou 3 meses de idade. Nestes dois casos, procure um odontopediatra.
No início dos sintomas da dentição notamos um desconforto nas nossas pequenas crianças, que vem com coceira, vermelhidão e abaulamento da gengiva. E claro, o mais conhecido dos sintomas: a salivação.
Papais e mamães, vocês provavelmente irão notar uma irritação de seus pequenos nesse período. Além disso, um pouco de febre e alteração nas fezes.
Mas esses sintomas devem ser passageiros.
Do contrário, persistindo os sintomas da dentição por muitos dias, é indicado procurar um odontopediatra ou dar uma passadinha no médico de confiança.
Surgiram os Sintomas da dentição. Descubra o que fazer.
E se agora que os sintomas da dentição já a pareceram, veja algumas dicas do que fazer para aliviar a agitação do seu bebê.
Aproveite um momento de carinho e, com cuidado, aproveite para massagear a gengiva com a ponta dos dedos fazendo uso de pomadinhas anestésicas específicas – não esqueça de higienizar bem as mãos!
Também é possível dar brinquedos frios para o bebê morder, como mordedores ou palitos de cenoura – é só os colocar na geladeira.
Se o tempo estiver propício, você também pode optar por fazer um picolé de leite materno que, além de propiciar alívio da dor, é nutritivo.
Por último, paciência, essa fase passa rápido e os sorrisinhos logo estarão de volta, agora com dentinhos!
E por falar nisso, já sabe como oferecer alimentos ao seu bebê? Aproveite o artigo que deixamos no link, mas não sem antes nos dizer se você conhece alguma outra técnica mágica para acalmar os pequenos durante os sintomas da dentição.
Até a próxima!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo Guia para ...
Leia maisSeu pequeno já te pediu um cachorro ou um gato? Se ainda não, se prepare ...
Leia mais