Blog

Superando Problemas da Amamentação

Dicas para superar algumas das dificuldades nos primeiros meses

20/03/2024

Maternidade

compartilhe

Por mais que a amamentação seja um momento tão esperado e sonhado pelas mães, nem sempre ela acontece de forma fácil e tranquila, e isso é mais do que o normal na vida de muitas mulheres. O que não podemos é normalizar momentos de desconforto neste período, mas sim, procurar formas de superar os problemas da amamentação. 

Amamentar é uma técnica que se aprende com o tempo, mas que no começo as mães podem se deparar com algumas situações difíceis. Afinal, não basta apenas instinto materno, é necessário orientação, apoio e muita informação para oferecer um dos alimentos mais ricos para o bebê. 

Mas como conseguir superar as dificuldades da amamentação? Pensando nisso, separamos algumas dicas para as mães que estão passando por este momento. 

 

Não fique com dor na hora da amamentação!

Se você tem sentido dores durante o período da amamentação, converse com o seu profissional de saúde assim que possível. Pode ser que o seu bebê não esteja pegando no peito direito.

 

Alivie as dores do ressecamento! 

Entre uma amamentação e outra, utilize sempre um creme na região do mamilo, assim você evita ressecamentos e futuras dores na região. 

 

Amamente com mais frequência!

Se os seus peitos endurecer, tente amamentar o seu bebê com mais frequência, mas claro, não esqueça de antes conversar com um profissional de saúde. 

 

Mamilos invertidos, você pode amamentar! 

Caso o mamilo invertido dificulte a pegada da boca do bebê, uma dica é utilizar uma bomba de mama antes de amamentar o pequeno. Se o problema persistir, não esqueça de consultar o seu médico. 

 

Discos de absorventes podem ser grandes aliados!

Vai pular alguma refeição do bebê? Os seios demoram um pouco mais para entender isso, uma dica é colocar discos de absorventes extras para evitar “acidentes”. 

 

O tempo é fundamental!

Não se esqueça que os problemas na amamentação tendem a aliviar com o tempo.

 

Consulta médica em primeiro lugar! 

As dicas não substituem uma consulta médica, não deixe de conversar com o seu médico e/ou pediatra do seu filho para obter mais informações e orientações específicas.

 

O primeiro mês da amamentação é sempre o mais difícil, e exige muita paciência e força da mãe. Os desafios são muitos, mas se for da sua escolha amamentar acredite em você e lembre-se, o seu leite não é fraco. Com informação, apoio e orientação amamentar é possível.