Blog

Como Cuidar da Dentição do Bebê

20/03/2024

Maternidade

compartilhe

E quantos dentinhos já tem o lindo sorriso do seu pacotinho de amor? Mas, e vocês, papais e mamães, sabem como cuidar da dentição do bebê?

Ao longo deste mês conversamos com vocês sobre os sintomas da dentição, sobre quando nascem os primeiros dentinhos e trouxemos dicas para aliviar o desconforto desta fase. E para fechar com chave ouro, não podemos deixar de falar sobre os cuidados com a dentição do bebê.

Vamos lá, acompanhe!

 

Dentição do bebê: nova fase para mamães, papais e bebês

 

De modo geral, o aparecimento daqueles pontinhos brancos são motivo de orgulho para mamães e papais. É um marco, uma nova etapa no desenvolvimento das crianças que se inicia, para a maioria dos bebês, entre o sexto e o oitavo mês de idade.

A indicação é que sempre se faça a higiene bucal nos bebês antes mesmo dos dentes nascerem. Para isso, basta umedecer bem uma gaze, ou com água filtrada ou com soro fisiológico e limpar bem delicadamente a gengiva e a língua do bebê.

Contudo, quando surgem os primeiros dentinhos, nascem também novos cuidados. 

 

Mas como cuidar da dentição do bebê?

Bem, minhas queridas mamães, quando os dentinhos surgem a higienização precisar ser feita com mais frequência. Por algum tempo será possível continuar apenas com a gaze, mas logo precisará ser realizado com uma escova.

Uma das maiores dúvidas, normalmente, é sobre a primeira visita a um odontopediatra. Não há um consenso sobre qual o momento exato. Mas, nem que seja para esclarecer dúvidas, acreditamos que a resposta é bem simples: assim que os dentinhos começarem a nascer. Isto porque é este é profissional que melhor poderá te guiar quanto a saúde da dentição do bebê. A finalidade desta visitinha é mais do que promover a saúde oral do seu bebê. Ela busca prevenir:

 

  • Desgaste acentuado do dente
  • Cárie
  • Alteração no encaixe dos dentes e/ou arcadas
  • Traumatismos orais: quedas e batidas na boca

Entre outros possíveis problemas com a dentição do bebê. Isso sem contar que é preciso criar um vínculo de confiança entre o bebê, a família e o odontopediatra. Esse vínculo irá garantir o sucesso de ações preventivas e de possíveis tratamentos futuros.

 

E como fazer a escovação da dentição do bebê?

A escovação da dentição do bebê, normalmente, se inicia quando os primeiros dentinhos terminaram de nascer. Será preciso o cuidado na escolha da escovinha. Muitos bebês gostam de brincar de morder e é bem provável que eles façam isto com a escova. Então, procure por escovas próprias para eles e com cerdas bem macias.

É importante que este seja um momento tranquilo. Procure realizar a escovação aproveitando um ambiente confortável para o bebê, como o quarto ou a hora do banho.

A escovação poderá ser feita com movimento circulares nos dentinhos da frente e de vai e vem nos dos fundos. Tente repetir o movimento, pelo menos, 3 (três) vezes em cada conjunto de dentinhos.

 

Pasta de dente e fio dental, será que é preciso?

A higiene oral com pasta de dentes (com flúor) nos bebês pode ser feita duas vezes ao dia: uma após o café da manhã e uma após a última refeição, antes de dormir a noite.

Quanto ao uso do fio dental, mamães, ele será mais necessário caso a dentição do bebê for de dentinhos mais juntinhos e a escova não conseguir limpá-los adequadamente.

Até cerca de 6 (seis) anos de idade, o recomendado é que a escovação da dentição do bebê seja realizada pelos responsásseis e, após essa idade, podemos dar um pouquinho mais de independência e deixá-los escovar os dentinhos sozinhos, mas ainda com supervisão.

Qualquer dúvida maior, converse com um odontopediatra de sua confiança sobre a dentição do bebê. E não se preocupe, por mais longa que pareça esse período – do surgimento da dentição do bebê até os seis anos – cada minuto vai valer a pena e sim, mamães e papais, vocês vão sentir saudades!

 

Até o próximo artigo!