Olá, supermamães, como vocês estão? E dentro desse universo em construção, mães empreendedoras: quais são os desafios? É sobre isso que queremos falar com vocês hoje!
Sei que vocês acompanharam o artigo anterior, sobre como maternidade afeta a carreira profissional da mulher. Um pequeno choque de realidade, não!? Afinal, é fácil escutar por aí o quanto o mercado de trabalho não é acolhedor quando o assunto é maternidade.
Esse é o motivo que faz a jornada da maternidade construir muitas mães empreendedoras nos dias de hoje. Acompanhe nosso artigo!
A princípio, quando uma mulher inicia sua aventura pela maternidade, os desafios e as exigências são inevitáveis. Uma mistura de sentimentos, anseios, hormônios e inseguranças. Ainda assim, ser mãe é uma maravilhosa experiência que dura apenas... a vida toda – rsrsrs.
Mesmo que atualmente muito pais sejam mais atuantes nos cuidados com os filhos, nossa sociedade ainda vê a mulher como a principal responsável pelo cuidado com toda a família. Ainda mais quando se trata dos filhos pequenos.
Entretanto, em relação à maternidade, sabemos que ainda não é fácil poder contar com uma visão e uma política institucional mais aberta das empresas. Mas, sabemos que vocês são supermamães! E que, diante disto, querem construir o melhor dos mundos para que seus pacotinhos de amor crescerem tranquilos, saudáveis e felizes.
Um estudo anual realizado pela Rede Mulher Empreendedora - Empreendedoras e seus Negócios - apontou que cerca de 68% das futuras mamães acabam deixando seus empregos para trabalhar por conta própria. Isso significa que 7 a cada 10 mulheres acabam se tornando mães empreendedoras após seus bebês nascerem.
Claramente a maternidade traz desafios diferentes para cada mãe. As mães empreendedoras são as que buscam soluções e encaram negócios como consultorias, vendas, artesanato entre outros. Muitas mamães recorrem ao empreendedorismo por não conseguirem nova recolocação no mercado de trabalho de forma justa, outras, por opção.
Ao olharmos para os desafios da maternidade em relação ao trabalho, sempre vamos nos deparar com dados que nos assustam, e que vão além dos desafios citados no artigo anterior.
Um exemplo desses dados, faz relação entre a maternidade e a desigualdade de gênero. Um estudo realizado pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas, que utilizou dados do Ministério do Trabalho, mostrou que as chances de demissão dobram no retorno da licença-maternidade. Além disso, o salário dessas mães também é afetado e caem em cerca de 7% a cada filho que nasce. Na contramão, o salário dos homens aumenta em cerca de 10% - saiba mais estes dados aqui.
Sim minhas queridas, não é à toa que vemos muitas mães empreendedoras nos dias de hoje. Porém, talvez o maior desafio para as mães seja a culpa.
Muitas mulheres, antes da maternidade, investem em suas carreiras, planejam e lutam por cargos de liderança dentro de uma instituição. Algumas, quando se tornam mães e dão sequência em suas carreiras, sentem a culpa por pensarem passar menos tempo do que deveriam com seus bebês.
Por outro lado, temos as mamães que escolhem deixar suas carreiras para cuidar de seus bebês. A culpa, neste caso, vem por meio da frustração de terem abandonado suas carreiras profissionais.
O segredo contra esse desafio, é encontrar o equilíbrio. Nessa busca, muitas mães encontram no empreendedorismo a solução para conciliar maternidade e carreira profissional, tornando-se mães empreendedoras!
Mães empreendedoras, o primeiro passo é encarar o empreendedorismo como uma forma de seguir seus sonhos. Encare-o como uma ferramenta e a use para transformar sua vida pessoal, social, econômica e profissional para melhor!
O segundo passo, mães empreendedoras, é não ter medo de buscar apoio. Vocês já sabem que muitas mulheres passam por problemas similares. Mas, o resultado pode ser surpreendente se todas unirem forças.
A empresa B2Mammy, por exemplo, além de apoiar mães, oferece capacitação e conectam mães empreendedoras ao ecossistema de inovação e tecnologia.
Mães empreendedoras também precisam planejar sua rotina. Lembrem-se que supermamães são uma soma: o “ser mãe” + o “ser profissional”. Então, façam uma lista de tarefas e selecione prioridades.
- Atuar em uma área que você domine e goste.
- Planejar-se financeiramente e cuidar para não investir além do planejado.
- Priorizar as atividades fundamentais do seu negócio. Aqueles que realmente irão trazer retorno financeiro.
- Fazer um planejamento flexível para que você possa cuidar de você mesma.
- Sempre que possível, dividir as tarefas de casa e os cuidados com os filhos. Mães empreendedoras também se cansam, e é normal!
- Buscar apoio e troca de informações com outras mães empreendedoras.
- Sempre que possível, buscar capacitação para estar cada vez mais atualizada em sua área de atuação.
- Se a maternidade fizer parte do perfil do seu empreendimento, você pode encaixar este detalhe na personalidade da sua marca.
A dedicação de cada uma de vocês, mães empreendedoras, é o que irá fazer toda a diferença no sucesso que irão alcançar. A Papapá também é aliada das mamães durante a maternidade. Buscamos oferecer praticidade em nossos produtos, para vocês aproveitarem mais tempo de qualidade com seus bebês.
Esperamos que tenham gostado do artigo. Logo voltamos com mais, trazendo dicas de podcasts para vocês. Até mais!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo Guia para ...
Leia maisSeu pequeno já te pediu um cachorro ou um gato? Se ainda não, se prepare ...
Leia mais