Blog

Mitos e verdades sobre o BLW

Conheça e faça a sua escolha em casa

compartilhe

Quando se trata de Introdução Alimentar o que não faltam são “opiniões” de outras pessoas sobre o que pode ou não oferecer ao bebê. Dentre todas as informações que a família recebe é necessária uma filtragem com o que realmente vai acrescentar a essa etapa tão única. Uma coisa é certa, o método de abordagem para oferecer o alimento ao bebê deve ser uma escolha de quem convive diariamente com o pequeno e sabe reconhecer os sinais de fome.

O BLW - Baby-Led Weaning é também conhecido como “desmame guiado por bebês” e recebe esse nome devido a sua principal característica – a participação do bebê comendo com as mãos. Diferente do método convencional em que o bebê é sempre alimentado por alguém, nessa opção há uma cooperação ativa. Mas afinal o que isso quer dizer?

Bom, nessa estratégia de IA, os alimentos são colocados à frente do bebê em diferentes tamanhos, texturas e cores para que ele opte por aquilo que deseja comer. Apesar de ser um método revolucionário que muitas famílias defendem, existem mitos que cercam a alimentação por BLW, por isso separamos os 5 principais, e outras 5 vantagens sobre o  método com o objetivo de esclarecer melhor o tema e contribuir para a sua escolha em casa.

 

5 Principais mitos do BLW

 

- COM O BLW O BEBÊ COMERÁ SEMPRE COM AS MÃOS

Esse mito além de ser fantasioso pode causar medo às mamães. O bebê não irá comer com as mãos sempre porque ele cresce copiando os hábitos da família à mesa.

- O BLW SÓ PODE SER INICIADO QUANDO O BEBÊ TIVER DENTES

Não mesmo. Antes mesmo de nascerem os dentinhos a gengiva já está fortalecida assim como alguns movimentos da língua e, por isso, o bebê tem a capacidade de ir mastigando alimentos com movimentos da boca.

- NO BLW SÓ PODE OFERECER FRUTAS E VERDURAS

Como o próprio nome já diz, a introdução alimentar serve para apresentar e introduzir alimentos. Dessa forma o que mais deve ser prezado é a variedade porque assim o bebê não desenvolve seletividade alimentar. Tocando, experimentando e cheirando os alimentos é mais fácil querer leva-los à boca.  Dito isso, é ainda mais necessário experimentar todos os grupos alimentares.

- ENTÃO MEU BEBÊ PODE PROVAR AÇÚCAR NO BLW

Não. Além de ser um composto que prejudica a saúde do seu bebê a longo prazo,  oferecer açúcar fará com que ele busque esse sabor em todos os alimentos. Logo há um risco maior de se interessar por refeições calóricas.

- BEBÊS QUE SEGUEM BLW NÃO PRECISAM SER AMAMENTADOS

Mito. O bebê precisa ser amamentado porque o uso do método BLW na alimentação  serve  apenas como complemento.

 

Agora que você já está sabendo de alguns mitos, vamos lhe apresentar 5 Vantagens sobre o BLW conforme a experiência de algumas mamães e cuidadores.

 

- O BEBÊ ADQUIRE MAIS AUTONOMIA SOBRE A QUANTIDADE.

- O BEBÊ APRENDE SOBRE A SUA SACIEDADE.

- ESSA ABORDAGEM PRIORIZA OS ALIMENTOS NATURAIS.

- É MAIS FÁCIL IDENTIFICAR GOSTOS E PREFERÊNCIAS ALIMENTARES.

- O BEBÊ MANIFESTA MAIS INTERESSE NA REFEIÇÃO.

 

 

Família, guarde essas informações e faça as adaptações conforme a sua realidade. Só quem realmente cuida sabe dos desafios, por isso não desanime!

Caso precise de ajuda, conte com a gente da Papapá, temos uma linha completa de alimentos naturais e saudáveis que podem auxiliar no seu processo.

Nos vemos na próxima semana com mais conteúdo legal por aqui.

Ahh... Aproveite que está no nosso site e veja as condições exclusivas para experimentar Papapá.