Blog

Como aliviar as cólicas e gases no bebê

Acompanhe 9 dicas que podem te ajudar

20/03/2024

Maternidade

compartilhe

No blog de hoje falaremos acerca da cólica (contrações da musculatura abdominal) e dos gases nos bebês, ou lactentes. Essas manifestações são mais comuns do que podemos imaginar, e acontece em 42% dos recém-nascidossegundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). As causas comumente ligadas à dor podem estar ligadas com diversos fatores, uma vez que a flora intestinal encontra-se em formação o que pode desencadear em muitos Transtornos Gastrointestinais Funcionais.

Um dos principais sinais que toda a família identifica é o choro inconsolável, resultado da manifestação do comportamento nessa fase da vida. Mas, cuidado família, nem todo choro do bebê está ligado a cólicas. Essa alternativa deve ser considerada após a verificação completa do bem-estar do recém-nascido. Há casos em que os pais ou cuidadores descobrem a intolerância a lactose depois de uma manifestação de cólica. Sobre a intolerância a lactose, clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

Para ajudar as famílias a lidarem com esse desconforto, a (SBP), por meio do seu Departamento Científico de Gastroenterologia Pediatrica recomenda alguns passos que ajudam a aliviar a dor do recém-nascido.

 

1)Pegue o bebê no colo (pode ser tentado o contato direto da barriga do bebê com a barriga da mãe); 

 

2) Enrole o bebê em uma manta ou cobertor;

 

3) Flexione as coxas do bebê sobre a barriga;

 

4) Dê um banho morno ou aplique compressas na barriga para auxiliar na redução da cólica/choro no lactente;

 

5) Reduza estímulos para o bebê (evitar locais com muito barulho ou excesso de pessoas);

 

6) Procure um ambiente tranquilo, podendo ser usada música ambiente suave; 

 

7) Tente estabelecer uma rotina para banho, sono, passeio e outras atividades;

 

8) Não utilize chás, trocar marcas de leite ou usar medicamentos sem a orientação do Pediatra; 

 

9) Siga sempre as recomendações do Pediatra, que realmente sabe o que é melhor para a saúde do seu bebê.

 

É importante mencionar que os gases nos bebês são um pouco mais fáceis de serem aliviados, por isso a sensibilidade no momento do toque também ajuda na identificação da dor da cólica ou do desconforto com os gases. Vale lembrar também que o ambiente familiar, os hábitos da mãe na gestação,o tipo de amamentação e parto também influenciam nas cólicas dos recém-nascidos.

Logo, quando a família escolhe ter um bebê deve levar em consideração alguns aspectos fundamentais que afetam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar do pequeno que está por vir.

Não deixe de acompanhar o site Papapá, assine gratuitamente a newsletter e não perca mais nenhum conteúdo.